top of page

Novembro Azul

Para Crianças Mais Novas (3-6 anos):

  • Puzzle de Cores:

Crie um quebra-cabeça simples com peças coloridas que, quando montadas, formem um laço azul. Enquanto montam, fale sobre como o laço azul representa a conscientização do câncer de próstata.


  • Brincadeira de Médico:

Deixe as crianças brincarem de médico com bonecos ou bichos de pelúcia. Introduza a ideia de exames médicos simples e como eles ajudam a manter a saúde em dia.


  • Desenho Livre:

Forneça folhas de papel e lápis de cor, e deixe as crianças desenharem livremente. Depois, peça para adicionarem algo azul aos seus desenhos e conversem sobre a importância do azul para a conscientização do câncer de próstata.


Para Crianças de Idade Intermediária (7-10 anos):

  • Jogo da Memória de Saúde:

Crie um jogo da memória com pares de cartas, cada par representando hábitos saudáveis e informações sobre a saúde masculina. Ao fazerem pares, explique a importância de cada conceito.


  • Criação de Cartazes Educativos:

Divida as crianças em grupos e peça para criarem cartazes educativos sobre a prevenção do câncer de próstata. Eles podem usar desenhos, recortes e mensagens curtas.


  • Entrevista Saudável:

Realize uma atividade de "entrevista" onde as crianças podem entrevistar um adulto sobre práticas saudáveis e a importância dos check-ups médicos regulares.


Para Pré-adolescentes (11-13 anos):

  • Caça ao Tesouro da Saúde:

Organize uma caça ao tesouro com pistas que levem as crianças a diferentes "estações de saúde". Nessas estações, discuta informações sobre o câncer de próstata e hábitos saudáveis.


  • Vídeo Educativo:

Auxilie as crianças na criação de pequenos vídeos educativos sobre a saúde masculina. Elas podem usar dispositivos simples para gravar dicas e informações importantes.


  • Role-Playing de Consulta Médica:

Promova uma atividade de role-playing onde as crianças podem simular uma consulta médica, discutindo a importância de exames de próstata de maneira lúdica e informativa.


Adapte as atividades conforme necessário, levando em consideração o nível de compreensão e interesse das diferentes faixas etárias.


Poderá encontrar no site em Arquivos para fazer o Download, dois ficheiros que criamos para que possa usar.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page